Saiba porque as principais marcas estão usando as Lives no Instagram para criar conexões reais com o público
É fato que o coronavírus distanciou as pessoas fisicamente, entretanto, elas nunca estiveram tão conectadas de forma virtual.
Esse cenário estimulou o uso da ferramenta de Live no Instagram Stories por marcas, influencers, celebridades, Institutos e por aí vai…. com o intuito de conhecer melhor o público e estabelecer uma relação bilateral com os mesmos.
Para se ter uma ideia, em 2020 os brasileiros passaram quase 5 horas por dia nas redes sociais, segundo pesquisa da Cuponation.
O aumento, em relação a 2019, foi de 26,32{d00df987c308c29f7d03caf9cece2e911c5841691d17f84fe4bb9f2646cf65c1}, colocando o país na segunda posição entre os que passam mais tempo conectados aos aplicativos.
Sabendo desses números, as empresas vêm construindo uma relação mais próxima e humana com seu público, por meio da escuta ativa e do contato visual.
Se você também gostaria de se aproximar dos seus leads com o uso das Lives no Instagram, continue a leitura que vamos esclarecer porque apostar nas transmissões online pode ser um diferencial para a sua marca e confira algumas dicas na hora de apertar o “play”.
Por que fazer Lives no Instagram?
As pessoas passam 90{d00df987c308c29f7d03caf9cece2e911c5841691d17f84fe4bb9f2646cf65c1} do tempo assistindo vídeos quando estão navegando pela internet, isso já é um ótimo motivo para começar hoje a fazer transmissões ao vivo e promover a sua marca.
Além disso, o Instagram possui 1 bilhão de usuários ativos no mundo, o que permite uma possibilidade alta de alcance.
1: Visibilidade e engajamento da marca
Quando uma transmissão ao vivo está acontecendo, o Instagram destaca o evento, fazendo com que a mesma apareça em primeiro lugar na barra superior do aplicativo, após, somente, a dos seus próprios stories.
Outro ponto relevante é que durante a Live existe a possibilidade de interações em tempo real com a audiência, por meio de comentários e reações.
2: Geração de leads
O Instagram notifica seus seguidores quando você inicia uma transmissão ao vivo.
O evento ganha caráter inédito, porque pode ficar disponível após seu encerramento, ou não, acionando o gatilho da “escassez” nos usuários, que se sentem no risco de estar perdendo algo importante.
Outro gatilho que também faz da Live uma ótima opção, é o do “pertencimento”, aquele desejo que todos nós temos de estar por dentro das novidades e de fazer parte do “todo”.
Sabendo disso, você pode criar Calls-to-Action, que são as chamadas para ações, para que seus usuários tomem alguma ação com relação a sua marca ou produto.
3: Aumento do tráfego orgânico
Se a sua Live aborda um tema relevante e de interesse, a divulgação vai acontecer de forma orgânica, ou seja, um usuário vai indicar a transmissão para colegas e amigos e o seu conteúdo vai ganhar destaque sem a necessidade de investimento em publicidade.
Se o seu conteúdo ganha relevância e um bom nível de engajamento, ele também tem a possibilidade de aparecer na aba “explorar” no Instagram, despertando o interesse de outros usuários.
Agora que você está a par dos principais benefícios ao se fazer uma Live, conheça algumas dicas para ter sucesso em suas transmissões ao vivo.
Roteiro: Crie uma sequência lógica de tudo que será abordado dentro da transmissão, lembrando que o tempo de duração de uma live é de até 4 horas, ou seja, você tem muito tempo para desenvolver seu conteúdo.
Engajamento: Conquiste seu público por meio de um conteúdo relevante e use seu carisma. Aja naturalmente, mantenha um tom de voz natural e audível e estimule a interação da sua audiência, faça perguntas, peça comentários, sugestões e dúvidas. Essas interações otimizam seu engajamento.
Ambientação: Organize o espaço onde sua transmissão será realizada. Crie um ambiente que dialogue com sua marca, contudo, não deixe que nenhum objeto roube a atenção. Atente-se a iluminação e também ao áudio, ainda mais, se o ambiente da transmissão for externo. Se possível, use um tripé para seu celular e ganhe mais conforto e segurança durante a transmissão.
Passo a passo de como fazer uma Live pelo Instagram
1: Abra seu Instagram e vá em Stories, como se fosse publicar um;
2: Na parte inferior da tela, vão aparecer algumas opções – clique em “Ao vivo”.
3: Você verá sua imagem na tela, ou o que está filmando e pronto, sua transmissão começou!
Ao final da Live, clique em “Encerrar” no canto superior direito da tela e terá 3 opções:
1.Salvar o vídeo em seu smartphone;
2: Excluir o vídeo;
3: Deixar a Live disponível nos seus stories por 24h.