Você conhece seu cliente? Sabe como ele interage? Seus interesses? Suas dores? Seus hábitos? Se a resposta para essas perguntas for não, fique tranquilo! Nesse artigo você vai aprender porque criar uma persona é importante para o seu negócio e como criar uma.
O que é uma Persona?
A persona é um personagem semi fictício que representa os hábitos e características de seu cliente ideal, por isso ela é tão importante na hora de elaborar qualquer ação para o seu negócio. Todas as ações de uma marca são voltadas para o cliente, que afinal é quem consome os produtos das empresas e geram lucro às mesmas, por isso conhecer seu público de forma mais detalhada vai te ajudar a ser mais certeiro em suas ações de marketing.
Diferença entre público alvo e persona?
A primeira coisa que você deve ter em mente é a diferença entre público alvo e persona.
O público alvo abrange de forma mais genérica informações sobre os consumidores de uma marca, como idade, sexo, localização geográfica, profissão, etc.
Já a persona é a criação de um personagem semi fictício, que seria o cliente ideal para o produto de uma empresa. As informações para a criação da persona são colhidas a partir dos hábitos reais do consumidor. Ao invés de possuir somente dados genéricos, a persona possui hábitos, gostos, dores e preferências.
Veja um exemplo de persona
Alice, 26 anos: é influencer, solteira, estuda marketing digital para saber fidelizar seus seguidores e aumentar seu engajamento no instagram e assim conseguir o patrocínio de marcas famosas.
Ela tem um perfil empreendedor e segue cada novidade tecnológica e ferramentas para otimização da sua marca.
Seus principais obstáculos são a aquisição de mais seguidores e tempo na produção de conteúdos para engajá-los. Ela se sente sobrecarregada e também que está perdendo o controle do seu negócio.
Com base nas informações da persona, uma empresa consegue otimizar seus conteúdos e campanhas com mais chances de estabelecer uma conexão real com seus clientes e leads.
Passos para criação de uma persona
Esse personagem semi fictício, como o nome diz, não pode ser inventado. As únicas coisas que lhe são atribuídas é um nome e uma foto, contudo, os dados e informações por trás de seus hábitos são reais, por isso, antes de mais nada, pesquise e conheça seus clientes.
A persona deve ser construída com base em pesquisa e análise.
Resumidamente, a elaboração de uma persona deve seguir estes cinco passos:
Coletar os dados de clientes
Antes de coletar os dados é preciso ter em mente os objetivos para estruturação de um roteiro de perguntas. Você pode incluir na pesquisa sua lista de leads, mas como o foco é conhecer a fundo o seu cliente, o melhor é consultar quem já comprou na sua empresa e conhece o valor do seu produto.
Realizar perguntas a esses clientes
As principais perguntas que devem ser feitas na construção de uma buyer persona são aquelas que estão relacionadas a região, grau de escolaridade, rotina de trabalho, hábitos de consumo, consumo de conteúdos, e relacionamento com a empresa: o que a levou a procurar pela empresa, se a empresa a ajudou, etc.
Analisar os dados coletados
Após a coleta das informações, analise-as de forma organizada e busque por padrões nas respostas, que retratam as características, problemas e dúvidas comuns na vida de seus clientes.
Estruturar a persona
Agora que você já entrou em contato com os seus clientes, realizou os questionários , obteve os dados e fez a análise dos mesmo, chegou a hora de estruturar sua persona.
Esse personagem vai ganhar vida, ter um nome e um rosto e conter as características e comportamentos mais relevantes que você identificou a partir dos dados dos seus clientes.
A melhor forma de estruturar sua persona é através de uma curta história. Uma boa opção é narrar um dia dessa pessoa, seus hábitos, comportamentos e como ela interage com o seu produto.
Utilize sua persona
Não adianta nada criar uma persona se ela não for usada em suas estratégias de marketing, como na criação de conteúdos que atendam às necessidades e ajude o seu cliente na solução de algum problema do seu dia a dia.
Nas campanhas pagas o uso da persona também ajuda na segmentação, para que o anúncio apareça para as pessoas que realmente precisam do seu produto ou serviço e tenham características parecidas com as do seu cliente ideal. Enfim, estes são apenas alguns benefícios da utilização de uma persona em suas estratégias de vendas. Nossa dica é que você nunca pare de se atualizar e estudar os hábitos dos s